domingo, 4 de março de 2012

«Sleep», Eric Whitacre

Eric Whitacre é um compositor americano, nascido no Nevada, em 1970. Nos últimos anos, a sua criação musical tornou-se uma importante referência, no panorama da música coral. Muitas das suas obras fazem parte do standard repertoire dos grupos corais liceais e universitários nos EUA. A sua música exige, com frequência, grandes massas corais, em razão dos múltiplos divisi nas diferentes linhas vocais – essa aglomeração vertical cria uma sonoridade que se tornou marca idiomática. O seu trabalho composicional usa com frequência paralelismos, ostinatos, clusters e processos aleatórios, num contexto criativo em que se descobre um forte compromisso entre o lirismo das linhas melódicas e o uso colorístico da harmonia – por vezes próximo de algumas formas da «close harmony». A sua música vocal apresenta uma grande disponibilidade para a interpretação dos universos poéticos que a habitam – entre outros, Octavio Paz, James Joyce, e.e. cummings, Frederico Garcia Lorca. Se algo se destaca no seu processo criativo é, certamente, a forma como trabalha a relação entre o colorido harmónico, a dicção melódica e os sentidos do poema.

A sua relação com o ciberespaço é, talvez, a característica mais conhecida da sua atividade musical. As várias edições do seu projeto Virtual Choir ampliaram o número dos que cantam e ouvem a sua música, tornando-se um dos maiores sucessos da plataforma Youtube. Nestes projetos, qualquer cantor, em qualquer ponto do mundo, através do seu computador, pode gravar um dos naipes da obra selecionada, participando, assim, na construção virtual de um coro à escala planetária. O projeto concretizou-se já na realização internáutica de Lux Aurunque  e de Sleep. Prepara-se a terceira edição, com Water Night.

A obra que selecionamos neste mês de Março documenta bem os aspetos mais salientes do idioma composicional de Eric Whitacre: Sleep, para coro a cappella, com poesia de Charles Anthony Silvestri. A obra transporta uma história singular. No Verão de 1999, Julia Armstong, mezzo-soprano que vivia em Austin, contactou Eric Whitacre para lhe encomendar uma obra coral em memória de seus pais. Enviou ao compositor o seu poema favorito, Stopping by Woods on a Snowy Evening, de Robert Frost. Em Outubro de 2000, a obra coral de Whitacre foi estreada, com o título: Stopping by Woods. A obra conheceu um enorme sucesso, não só na sua estreia, mas também nas interpretações que de imediato se seguiram. Mas um problema jurídico viria a assombrar esta criação.

Eric Whitacre não tinha procurado a autorização necessária para o uso do poema. Os detentores dos direitos da poesia de Robert Frost conseguiram juridicamente a interdição do uso da poesia naquela criação musical. Após uma difícil batalha jurídica, Eric Whitacre preferiu pedir ao poeta e académico Charles Anthony Silvestri, seu colaborador noutros projetos, que criasse um novo poema para a música já escrita. Trabalho difícil, sobretudo porque Whitacre lhe pediu que mantivesse algumas palavras do poema original – aquelas que tinham uma forte relação com certas estruturas harmónicas criadas. O resultado é este verdadeiro hit da música coral contemporânea. Só a versão realizada no âmbito do projeto Virtual Choir, no Youtube, já se aproxima, a passos largos, com menos de onze meses, das 900000 visualizações (muitos destes internautas perderam a oportunidade de conhecer a poesia de Robert Frost).
Alfredo Teixeira

Eric Whitacre's Virtual Choir 2.0, «Sleep»


Eric Whitacre conducted the VocalEssence Chorus & Ensemble Singers, The St. Olaf Choir, and the 160-voice Minnesota High School Honors Choir 



Classic Brit Awards 2011 - Eric Whitacre Singers



Sem comentários:

Enviar um comentário